19/09/2018

Terapia com Adolescentes

“Todo indivíduo existe num mundo de experiências em constante mutação, do qual ele é o centro”    Carl Rogers

A Adolescência é uma excelente época para se iniciar um trabalho de psicoterapia. O Adolescente vive uma fase de revisão de tudo que já aprendeu até então, internamente seus sentimentos e emoções são um turbilhão de duvidas, anseios e incertezas que ele não consegue organizar e o qual lhe causa muitas dores psíquicas. As estruturas de personalidade ainda não estão completamente sedimentadas e, portanto, existe muita mobilidade, no sentido de criar novas alternativas. Nesta etapa de vida, tudo pode ser modificado, facilitando o processo terapêutico.

O Adolescente experimentará a si mesmo no mundo e por isso o material que surgirá na terapia será a apresentação do que conseguiu ser e construir até então.Seu script de vida se mostrará, através do seu corpo, de sua atitude, das suas ideias e sentimentos.

De forma metafórica é, como ter uma obra já em fase de finalização e vamos mexer em sua estrutura e, mesmo já em fase de acabamento, produzíssemos uma ótima construção.

Decisões acertadas nesta fase irão definir uma vida inteira. É um trabalho importantíssimo, que irá gerar grandes repercussões na definição da vida futura deste jovem, pois nesta época as decisões básicas da vida, escolha da profissão, escolha do parceiro e viagens, estarão em pauta, e o terapeuta será o facilitador neste processo, removendo aquilo que impede o potencial total do adolescente.

Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
× Agende sua consulta