“O primeiro espelho da criatura humana é o rosto da mãe: a sua expressão, o seu olhar, a sua voz. […]. É como se o bebê pensasse: olho e visto, logo existo!”. Winnicott
A Psicoterapia Infantil, uma vertente da psicologia, tem a finalidade de melhorar a qualidade de vida da criança, proporcionando uma infância feliz e saudável. A psicoterapia ajuda a identificar seus medos, receios e insatisfações, suas dores internas e inseguranças, através de um trabalho especifico e direcionado com as dificuldades individuais dos pequenos.
A Psicoterapia Infantil também pode ser destinada aos pais ou responsáveis, que precisam de uma orientação de como agir e lidar com os acontecimentos que envolvem esse seres humanos pequeninos. O intuito permanece sendo o bem-estar familiar, a prevenção e solução de problemas.
As crianças lidam de forma diferente com os acontecimentos de sua vida, diferente dos adultos, que conseguem compreender o que está acontecendo e o motivo de determinadas ações, as crianças utilizam outros métodos de comunicação para demonstrar seus sentimentos e emoções. Apresentarem comportamento totalmente agressivo ou criar hábitos estranhos como dormir de luz acessa ou fazer xixi na cama com frequência, falta de concentração, problemas de aprendizagem e de interação social, distúrbios físicos, adoecer com frequência e compulsão por comida, são todos sinais de que a criança precisa de ajuda especializada.