A adolescência é uma fase da vida marcada por diversas mudanças, incluindo transformações físicas, biológicas e psicológicas. É também uma época de decisões complexas e, é nesse contexto, que surgem vários questionamentos.
Devo escolher uma profissão pensando no que me dá prazer ou nas recompensas financeiras? Se eu não gostar do curso escolhido, é fácil mudar depois? Devo deixar meus pais influenciarem na minha escolha? Qual profissão escolher, a que seja melhor remunerada ou me deixe mais feliz?
Em meio a tantas dúvidas e indecisões, a orientação profissional e de carreira apresenta-se como uma saída para solucionar esses conflitos pessoais. Ela é muito importante para ajudar o indivíduo a conhecer melhor suas habilidades e interesses e, dessa forma, conseguir associá-los às oportunidades profissionais.
Por outro lado, é bom destacar que a escolha feita nesta fase ou mesmo em outros momentos, não precisa ser para a vida toda. As pessoas podem se redescobrir e mudar de carreira ao longo da vida. Nesse momento, a orientação de carreira também é essencial para auxiliar na reflexão dos novos propósitos e oportunidades.
A Orientação profissional nada mais é do que um acompanhamento com uma pessoa especializada, a fim de esclarecer as duvidas sobre carreira, como informações sobre o mercado de trabalho e as profissões relacionadas. Todas essas questões devem estar conectadas com a busca pelo autoconhecimento, compreendendo melhor suas preferências, intolerâncias, potenciais, habilidades e fragilidades.
Nesse sentido, a orientação proporciona reflexão e direcionamento e pode ser entendida como um processo de desenvolvimento pessoal e profissional.